Na maioria das implementações de rede, os endereços MAC gerados são uma abordagem eficaz. No entanto, pode ser necessário configurar um endereço MAC estático para um adaptador de máquina virtual com um valor único.
Os seguintes casos mostram quando você pode configurar um endereço MAC estático:
- Adaptadores de máquinas virtuais em hosts físicos diferentes compartilham a mesma sub-rede e recebem o mesmo endereço MAC, causando um conflito.
- Garantir que um adaptador de máquina virtual sempre tenha o mesmo endereço MAC.
Por padrão, a VMware utiliza o Identificador Único Organizacional (OUI) 00:50:56 para endereços gerados manualmente, mas todos os endereços gerados manualmente exclusivos são suportados.
Nota: Certifique-se de que nenhum outro dispositivo não pertencente à VMware use endereços atribuídos a componentes da VMware. Por exemplo, você pode ter servidores físicos na mesma sub-rede, que usam 11:11:11:11:11:11, 22:22:22:22:22:22 como endereços MAC estáticos. Os servidores físicos não pertencem ao inventário do vCenter Server, e o vCenter Server não pode verificar a colisão de endereços.
OUI da VMware em Endereços MAC Estáticos Por padrão, os endereços MAC estáticos têm o Identificador Único Organizacional (OUI) da VMware como prefixo. No entanto, o intervalo de endereços gratuitos fornecido pelo OUI da VMware é restrito.
Se você decidir usar o OUI da VMware, parte do intervalo é reservada para uso pelo vCenter Server, NICs físicos do host, NICs virtuais e para uso futuro.
Você pode configurar um endereço MAC estático que contenha o prefixo do OUI da VMware em conformidade com o seguinte formato:
00:50:56:XX:YYonde XX é um número hexadecimal válido entre 00 e 3F, e YY e ZZ são números hexadecimais válidos entre 00 e FF. Para evitar conflitos com endereços MAC gerados pelo vCenter Server ou atribuídos a adaptadores VMkernel para tráfego de infraestrutura, o valor para XX não deve ser superior a 3F.
O valor máximo para um endereço MAC gerado manualmente é o seguinte:
00:50:56:3F:FFPara evitar conflitos entre os endereços MAC gerados e os atribuídos manualmente, selecione um valor único para XX:YYa partir de seus endereços codificados.
Atribuir um Endereço MAC Estático Você pode atribuir endereços MAC estáticos ao NIC virtual de uma máquina virtual desligada usando o Cliente vSphere.
Procedimento
- Localize a máquina virtual no Cliente vSphere.
- Selecione um data center, pasta, cluster, pool de recursos ou host e clique na guia VMs.
- Clique em Máquinas Virtuais e selecione a máquina virtual na lista.
- Desligue a máquina virtual.
- No menu Ações, selecione Editar Configurações.
- Selecione a guia Hardware Virtual na caixa de diálogo exibindo as configurações.
- Expanda a seção do adaptador de rede.
- Em Endereço MAC, selecione Manual no menu suspenso.
- Digite o endereço MAC estático e clique em OK.
- Ligue a máquina virtual.
Atribuir um Endereço MAC Estático no Arquivo de Configuração da Máquina Virtual Para configurar um endereço MAC estático para uma máquina virtual, você pode editar o arquivo de configuração da máquina virtual usando o Cliente vSphere.
Procedimento
- Localize a máquina virtual no Cliente vSphere.
- Selecione um data center, pasta, cluster, pool de recursos ou host e clique na guia VMs.
- Clique em Máquinas Virtuais e selecione a máquina virtual na lista.
- Desligue a máquina virtual.
- No menu suspenso Ações, selecione Editar Configurações.
- Selecione a guia Opções de VM e expanda Avançado.
- Clique em Editar Configuração.
- Para atribuir um endereço MAC estático, adicione ou edite os parâmetros conforme necessário.
- Clique em OK.
- Ligue a máquina virtual.