Material básico de estudo de Português para concurso
1. Ortografia e Formação de Palavras
- Ortografia: Regras de escrita correta; uso do hífen; palavras com e sem acento gráfico.
- Estrutura e formação das palavras: Identificação de prefixos, sufixos e radicais.
- Derivação e Composição: Criação de palavras através de processos como justaposição, aglutinação, derivação prefixal e sufixal.
Ortografia:
- Correto: acessório.
- Errado: acesório (erro por omissão de uma letra).
Derivação e Composição:
- Derivação: felicidade (radical “feliz” + sufixo “dade”).
- Composição: girassol (junção de “gira” + “sol”).
Prefixo
Morfema que se antepõe ao radical, alterando o sentido da palavra. Por exemplo, na palavra “infeliz”, “in-” é o prefixo.
Sufixo
Morfema que se pospõe ao radical, formando novas palavras. Por exemplo, na palavra “lealdade”, “leal” é o radical e “-dade” é o sufixo.
Radical
Elemento base da palavra, que mantém o seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em “livro” e “livraria” ou “amigo” e “amizade”, o radical permanece inalterado.
2. Fonética e Fonologia
- Conceitos básicos: Fonemas e letras; diferenças entre vogais, semivogais e consoantes.
- Classificação dos fonemas: Vogais orais e nasais, consoantes surdas e sonoras.
- Encontros vocálicos e consonantais: Ditongos, tritongos, hiatos, dígrafos e encontros consonantais.
Classificação dos fonemas:
- Vogais: a, e, i, o, u.
- Ditongos: pai, caixa.
- Dígrafos: chave, carro, terra.
Basicamente, dígrafo é o encontro de duas letras e que, ao serem pronunciadas, emitem apenas um som, ou seja, formam um único fonema. Um exemplo é o dígrafo “CH”, que possui duas letras, mas possui um único som, da letra “X” (xis). Exemplos: chaleira, chá, chave, chuva. Eles são divididos em consonantais e vocálicos .
3. Morfologia
- Classes gramaticais:
- Substantivo: Classificação (comum, próprio, concreto, abstrato).
- Adjetivo: Flexão e grau.
- Artigo: Definido e indefinido.
- Numeral, Advérbio e Pronome: Tipos e funções.
- Verbo: Conjugação, formas nominais (infinitivo, gerúndio, particípio).
- Preposição, Conjunção, Interjeição: Conectores e expressões.
Classes de palavras:
- Substantivo (nomes, coisas): casa, João, amor.
- Adjetivo (qualidades): bonito, inteligente, rápido.
- Advérbio (modifica o sentido de verbos): rapidamente, ali, ontem.
- Verbo (ação): correr, estudar, amar.
4. Sintaxe
Estrutura da oração:
- Termos essenciais (sujeito e predicado).
- Termos integrantes (objeto direto e indireto, complemento nominal, agente da passiva).
- Termos acessórios (adjunto adnominal e adverbial, aposto e vocativo).
Regência e Concordância:
- Concordância verbal e nominal.
- Regência verbal e nominal.
Vozes verbais: Ativa, passiva, reflexiva.
Orações:
- Coordenadas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas.
- Subordinadas: substantivas, adjetivas, adverbiais.
- Exemplos de termos da oração:
- Sujeito: O aluno estuda todos os dias.
- Predicado: O aluno estuda todos os dias.
- Objeto direto: Ele leu um livro.
- Objeto indireto: Ele obedeceu ao professor.
- Regência verbal:
- Correto: Gosto de música.
- Errado: Gosto música.
5. Semântica e Figuras de Linguagem
- Significação das palavras: Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.
- Denotação e Conotação: Uso literal e figurado das palavras.
- Figuras de linguagem:
- Comparação, metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia, hipérbole, pleonasmo.
Sinônimos e Antônimos:
- Sinônimos: feliz – contente.
- Antônimos: feliz – triste.
Figuras de linguagem:
1. Comparação
- Exemplo: “Ele é forte como um touro.”
- Explicação: A comparação estabelece uma relação explícita entre dois elementos com o uso de conectivos como “como”, “igual a”, “tal qual”.
2. Metáfora
- Exemplo: “A vida é um oceano de possibilidades.”
- Explicação: A metáfora estabelece uma relação implícita entre dois elementos, sem o uso de conectivos, substituindo um pelo outro.
3. Metonímia
- Exemplo: “Ele leu Machado de Assis durante o fim de semana.”
- Explicação: A metonímia substitui um termo por outro que tenha uma relação de contiguidade; aqui, o autor é usado no lugar da obra.
4. Antítese
- Exemplo: “Ele sentia uma triste alegria ao lembrar do passado.”
- Explicação: A antítese coloca ideias opostas em contraste, criando um efeito marcante.
5. Eufemismo
- Exemplo: “Ele partiu para um lugar melhor.”
- Explicação: O eufemismo suaviza uma ideia desagradável ou chocante, como a morte.
6. Ironia
- Exemplo: “Que ótimo, cheguei atrasado e ainda perdi o ônibus!”
- Explicação: A ironia utiliza palavras para expressar o contrário do que se quer dizer, geralmente de forma sarcástica.
7. Hipérbole
- Exemplo: “Estou morrendo de fome!”
- Explicação: A hipérbole exagera uma ideia para enfatizar ou dar intensidade.
8. Pleonasmo
- Exemplo: “Eu vi com meus próprios olhos.”
- Explicação: O pleonasmo é a repetição desnecessária de uma ideia, podendo ser considerado vicioso ou estilístico.
6. Crase e Pontuação
- Uso da crase: Casos obrigatórios, facultativos e proibidos.
- Pontuação: Uso correto de vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois pontos, travessão.
Uso da crase:
- Correto: Vou à escola.
- Errado: Vou a escola.
Pontuação:
- Vírgula: Ontem, fomos ao cinema.
- Dois-pontos: Ele disse: “Vou viajar”.
1. Quando usar a crase
- Antes de palavras femininas: A crase ocorre pela fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a(s)”.
Exemplo: Vou à escola. - Com locuções prepositivas, adverbiais ou conjuntivas femininas:
Exemplo: Fez o trabalho à tarde. - Com pronomes demonstrativos “a”, “as”: Quando antecedidos de preposição.
Exemplo: Refiro-me àquela situação. - Com nomes geográficos femininos que aceitam o artigo definido:
Exemplo: Vamos à França.
2. Quando NÃO usar a crase
- Antes de palavras masculinas:
Exemplo: Vou a pé. - Antes de verbos:
Exemplo: Começou a estudar cedo. - Antes de pronomes de tratamento (exceto “senhora” e “senhorita”):
Exemplo: Entreguei o documento a Vossa Excelência. - Antes de pronomes pessoais, indefinidos e de tratamento genérico:
Exemplo: Não fez referência a ninguém. - Antes de nomes próprios que não admitem artigo:
Exemplo: Fui a Paris. - Depois da preposição “até” (em casos facultativos):
Exemplo: Fui até a escola (com crase) ou Fui até a escola (sem crase).
3. Casos facultativos
- Antes de nomes próprios femininos: Depende do uso ou não do artigo definido.
Exemplo: Entreguei o convite à/à Maria. - Após a preposição “até”:
Exemplo: Fui até a cidade / Fui até à cidade.
Dicas práticas
- Substitua a palavra feminina por uma masculina equivalente. Se o “a” virar “ao”, usa-se crase.
- Vou à escola → Vou ao colégio.
- Se houver dúvida, veja se o uso do artigo definido é obrigatório antes do substantivo feminino.
- A cidade aceita “a” antes do nome? Sim. Então, usa-se a crase.
7. Redação e Gêneros Textuais
- Tipos de texto:
- Descrição: Caracterizar objetos, pessoas ou ambientes.
- Narração: Contar uma história com sequência temporal.
- Dissertação: Defender uma ideia com argumentos.
- Coesão textual: Uso de conectores e sequências lógicas de ideias.
Tipos de texto:
- Descrição: “A sala era ampla, com janelas grandes e paredes brancas.”
- Narração: “Era uma vez um menino que sonhava em ser astronauta.”
- Dissertação: “A tecnologia trouxe avanços significativos para a educação.”
Coesão textual:
- Errado: “O aluno chegou atrasado. Por isso, não conseguiu pegar o ônibus.”
- Correto: “O aluno chegou atrasado, pois não conseguiu pegar o ônibus.”
8. Vícios de Linguagem
- Barbarismo: Erros de pronúncia ou grafia.
- Pleonasmo vicioso: Repetição desnecessária de ideias.
- Cacofonia: Sons desagradáveis na junção de palavras.
Exemplos:
- Pleonasmo vicioso: Subir para cima.
- Barbarismo: Menas pessoas (correto: menos pessoas).