Existe uma boa quantidade de artigos na internet defendendo o uso de alguma distro Linux. Alguns são alguma variação de “Por que você deveria usa Linux”. Outros possuem alvos, como “Por que você deve usar Linux e abandonar o Windows para sempre”, mas em geral todos eles apontam as qualidades sem necessariamente dizer quais são os defeitos. A verdade é que se existisse um sistema operacional perfeito, todos o usariam – tanto Windows, Mac OS X e Linux possuem seus defeitos (e publicaremos artigos semelhantes a este para ambos nas próximas semanas).
Temos alguns artigos do tipo aqui no Canaltech, como “O que levar em conta antes de decidir pelo Linux como sistema operacional?” e outro explicando o que é o Linux. Além disso, cobrimos os lançamentos recentes do Ubuntu, principal distro, como em “O que há de novo no Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander)” e fazemos questão de mostrar que as distribuições Linux têm sim seu mérito. Agora, defender o Linux como se ele fosse o Santo Graal dos sistemas operacionais é viver em um mundo cor de rosa.
Um dito popular diz que um bom advogado é competente em defender tanto a vítima quanto o acusador, e é exatamente isso que faremos nesse texto, mostrando os principais, mas não os únicos, defeitos da maioria das distribuições Linux.
Não tem jogos, precisa de um conhecimento mais avançado, falta aplicativos e software livre (nem tão livre)