1- A computação em nuvem distribui os recursos na forma de modelo de serviços, conforme apresentado na aula 1. Descreva quais são as possibilidades de modelo de serviços, com suas respectivas vantagens e desvantagens. (4,0 pontos)
Modelos de Serviços | O que é | Vantagens | Desvantagens |
SaaS | modelo de entrega de software no qual os aplicativos são hospedados por um provedor de serviços e disponibilizados aos clientes pela internet. Os usuários podem acessar o software por meio de um navegador da web sem a necessidade de instalação ou manutenção local. | Acessibilidade: Os usuários podem acessar o software de qualquer lugar com uma conexão à internet. Atualizações Automáticas: O provedor de serviços é responsável por manter e atualizar o software, aliviando a carga de trabalho dos usuários. Custo Reduzido: Elimina a necessidade de investir em infraestrutura local e reduz os custos de manutenção. | Dependência de Conexão à Internet: A disponibilidade do serviço está vinculada à conexão com a internet. Personalização Limitada: Algumas soluções podem ter opções de personalização limitadas em comparação com software local. |
PaaS | modelo de computação em nuvem que fornece uma plataforma que permite aos desenvolvedores criar, implantar e gerenciar aplicativos sem lidar com a complexidade da infraestrutura subjacente. | Agilidade no Desenvolvimento: Facilita o processo de desenvolvimento, pois fornece ferramentas e ambientes pré-configurados. Economia de Tempo e Recursos: Elimina a necessidade de lidar diretamente com questões de infraestrutura, permitindo que os desenvolvedores se concentrem no código. Escalabilidade: Permite escalabilidade fácil para atender a demandas variáveis. | Limitações de Escolha de Infraestrutura: Os desenvolvedores podem ter menos controle sobre a infraestrutura subjacente. Personalização Limitada: Algumas plataformas podem impor restrições à personalização do ambiente. |
IaaS | modelo de computação em nuvem que fornece infraestrutura de computação virtualizada pela internet. Ele inclui recursos como servidores virtuais, armazenamento e redes. | Controle Total da Infraestrutura: Oferece mais controle sobre servidores, redes e sistemas operacionais. Escalabilidade Flexível: Permite aumentar ou diminuir recursos de acordo com as necessidades. Customização: Os usuários têm mais liberdade para personalizar sua infraestrutura de acordo com requisitos específicos. | Maior Complexidade: Requer habilidades técnicas avançadas para configurar e gerenciar a infraestrutura.Responsabilidade de Manutenção: Os usuários são responsáveis pela manutenção de sistemas operacionais, aplicativos e segurança. |
2- Uma empresa deseja que as aplicações sejam virtualizadas em contêineres. Descreva como os containers poderiam ser utilizados para fornecer recursos de implantação e gerenciamento ao desenvolvedor. Utilize como referência as informações sobre containers da aula 3. (3,0 pontos)
De forma sucinta os containers são uma tecnologia que permite “empacotar” aplicativos e suas dependências de forma isolada e portátil, o que facilitaria muito alguns processos dos desenvolvedores na empresa. De acordo com a aula 3, a tecnologia oferece vantagens como portabilidade, ambientes isolados, rápida implantação e gerenciamento eficiente por meio de ferramentas de orquestração. Os containers simplificam o gerenciamento de dependências, padronizam ambientes, facilitam a reprodução consistente e aumentam a eficiência de recursos. Ao adotar containers, os desenvolvedores da empresadevem acelerar o desenvolvimento consideravelmente, também melhorar a confiabilidade da implantação e facilitar o gerenciamento em ambientes dinâmicos.
3- Considerando os conceitos sobre virtualização, estudados na aula 2, descreva as três abordagens de virtualização que poderiam ser utilizadas no cenário do case. (3 pontos)
A empresa ao adotar a virtualização de sistema operacional, aplicações e rede, pode otimizar recursos, melhorar a flexibilidade, aumentar a segurança e simplificar o gerenciamento de sua infraestrutura de TI. Essas tecnologias são fundamentais para ambientes de computação em nuvem e estão alinhadas com os princípios do modelo PaaS (Platform as a Service), proporcionando um ambiente eficiente para o desenvolvimento e a execução de aplicativos.
Em resumo a virtualização de sistema operacional possibilita a execução de vários sistemas em um único servidor físico, otimizando recursos e facilitando a migração. A virtualização de aplicações isola aplicativos, garantindo compatibilidade e simplificando o gerenciamento. Já a virtualização de rede cria redes independentes, melhorando a segurança e permitindo escalabilidade. Ambas são essenciais para a empresa, oferecendo isolamento, flexibilidade e facilitando testes de desenvolvimento.